Get in Touch

Edit Template

Ferrugem causada por Puccinia psidii

Sintomas causados por Puccinia psidii em Eucalyptus spp.: A) Esporulação de ferrugem em brotações apicais de plantas de eucalipto em condições de campo. B) Esporulação de ferrugem em condições controladas.

Descrição:

A ferrugem, causada por Puccinia psidii, incide em espécies da família Myrtaceae e encontra-se distribuída em diferentes continentes, onde tem causado prejuízos econômicos a plantios comerciais de eucalipto e constituído uma constante ameaça à biodiversidade na Austrália e no Havaí (EUA), onde a flora nativa é constituída principalmente por mirtáceas. O patógeno infecta uma ampla gama de hospedeiros além de eucalipto, incluindo goiabeira, araçazeiro, jambeiro, jabuticabeira, pitangueira entre outros. No Brasil, é considerada uma das doenças mais importantes na cultura do eucalipto podendo incidir em condições de viveiro e campo. Esporos de ferrugem são facilmente dispersos pelo vento e as condições ideias para infecção incluem temperaturas entre 18-25°C e períodos de molhamento foliar superiores a 6 h por 5-7 dias consecutivos. Dependendo da severidade, a doença pode reduzir significativamente o crescimento e a produtividade de clones suscetíveis plantados em regiões favoráveis à infecção.

Sintomatologia:

A doença caracteriza-se pela abundante esporulação pulverulenta de coloração amarela em folhas jovens e brotações (Figura 5). Dependendo da intensidade da doença pode causar deformações, hipertrofias, minicancros e morte dos tecidos infectados. Sob condições de ambiente favorável, P. psidii infecta órgãos tenros da parte aérea de mudas em viveiros e plantas jovens no campo até atingir os estádios fenológicos B e C, cerca de 3-4 m de altura. A ferrugem causa morte e refugo de mudas para o plantio, redução de crescimento e perda de dominância apical, além da morte de brotações após o corte raso. Apesar dos poucos estudos sobre os efeitos da doença no crescimento e na produtividade, no Estado de São Paulo, há relatos de perdas de até para 40% em volume de madeira, quando plantios jovens são infectados pelo patógeno.

Controle:

A estratégia mais eficiente e econômica para o controle da doença é o plantio de clones, progênies ou espécies resistentes. Algumas espécies como Corymbia citriodora, C. torelliana, Eucalyptus camaldulensis, E. pellita, E. saligna, E. tereticornis e E. urophylla são consideradas importantes fontes de resistência. Entretanto, mesmo em espécies suscetíveis como E. cloeziana e E. grandis, é possível encontrar materiais resistentes devido à alta variabilidade intraespecífica para resistência. A seleção de genótipos resistentes para plantio comercial é feita por inoculação artificial com a raça do fungo predominante na região. O controle químico pode ser realizado por meio de aplicações de fungicidas registrados para a cultura, embora o plantio de materiais resistentes seja a melhor alternativa de manejo da doença. Outras medidas alternativas são o plantio em áreas desfavoráveis à doença (escape pelo local) e o plantio de clones de crescimento rápido (escape pela precocidade), pois a suscetibilidade à doença diminui com a altura das plantas ou colheita de materiais suscetíveis em épocas desfavoráveis à doença (escape pela época).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Us

Luckily friends do ashamed to do suppose. Tried meant mr smile so. Exquisite behaviour as to middleton perfectly. Chicken no wishing waiting am. Say concerns dwelling graceful.

Services

Most Recent Posts

Company Info

She wholly fat who window extent either formal. Removing welcomed.

Grupo Clonar! Trazendo inovação para você

Empresa

Home

Serviços

Projetos de Sucesso

Blog

Contato

Serviços

AgroPós

Avaliação de resistencia

Projetos de pesquisa

Produção de mudas

Ajuda

Politica de Privacidade

Termos de uso

Product

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2024 todos os direitos reservados a Clonar