Get in Touch

Edit Template

Murcha e Seca-de-Ponteiros causadas por Erwinia psidii

 

Sintomas causados por Erwinia psidii em Eucalyptus spp.: A) Necrose internervural ao longo da nervura principal. B) Sintoma típico de seca-dos-ponteiros. C) Cancro na haste. D) Murcha em plantas com até dois anos. E) escurecimento do lenho e exsudação de pus.

Descrição:

A murcha e seca-de-ponteiros causadas por Erwinia psidii é uma das principais doenças emergentes do eucalipto no Brasil. A doença foi relatada pela primeira vez no Uruguai e na Argentina em 2011 e, subsequentemente, em 2014 no Brasil. Além da seca-de-ponteiros foi observado também o sintoma de murcha em plantios comerciais de eucalipto nos estados do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Em determinados locais e épocas do ano a doença pode incidir em quase 100% das plantas levando à perda da dominância apical e possível redução do crescimento, gerando prejuízos para a cultura.

Sintomatologia:

O principal sintoma observado é a seca-de-ponteiros. Entretanto, em determinados clones observa-se a murcha e morte de árvores no campo, muitas vezes confundida com a murcha-de-Ralstonia. A doença parece estar restrita a plantas nos primeiros dois anos de idade, particularmente em tecidos jovens e em expansão. Inicialmente são observadas lesões do tipo anasarca na base de algumas folhas. Posteriormente as lesões progridem e evoluem para necrose da nervura principal e secundárias (Figura 4 A). Com a evolução da doença, pode ocorrer morte do ponteiro e nos clones mais suscetíveis todo o terço apical torna-se necrosado (Figura 4 B). Em pecíolos e ramos, observam-se escurecimento dos tecidos podendo levar ao desenvolvimento de minicancros (Figura 4 C). Em determinados clones, em condições de campo, pode ocorrer a murcha de toda a árvore (Figura 4 D). No lenho pode observar-se necrose e exsudação de pus (Figura 4 E).

Controle:

Observações de campo tem demonstrado variabilidade entre clones e espécies de eucalipto quanto à incidência da doença. Todavia, resultados de inoculações artificiais sob condições controladas tem revelado uma baixa frequência de plantas resistentes, o que pode constituir um fator limitante para a seleção de plantas resistentes para plantio comercial.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Us

Luckily friends do ashamed to do suppose. Tried meant mr smile so. Exquisite behaviour as to middleton perfectly. Chicken no wishing waiting am. Say concerns dwelling graceful.

Services

Most Recent Posts

Company Info

She wholly fat who window extent either formal. Removing welcomed.

Grupo Clonar! Trazendo inovação para você

Empresa

Home

Serviços

Projetos de Sucesso

Blog

Contato

Serviços

AgroPós

Avaliação de resistencia

Projetos de pesquisa

Produção de mudas

Ajuda

Politica de Privacidade

Termos de uso

Product

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2024 todos os direitos reservados a Clonar